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Bagagem Extraviada

O extravio de bagagens pode transformar qualquer viagem em pesadelo, até mesmo aquelas planejadas há bastante tempo.
Se você teve uma bagabem extraviada ou danificada saiba que você pode receber uma indenização. Confira abaixo um resumo dos seus direitos e não deixe de entrar em contato conosco para reinvidicar sua compensação financeira.

Desde de março de 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) passou a regulamentar através da resolução nº 400/2016 os direitos e deveres de passageiros e companhias aéreas em casos de cancelamento de voo, atrasos, preterições de embarque e extravio de bagagem. As regras valem para os voos domésticos e internacionais saindo de aeroportos no Brasil.

Extravio de bagagem

Caso sua bagagem seja extraviada, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, assim que constatar sua falta.

Essa comunicação chama-se RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) e deve ser feita junto ao balcão da empresa aérea ou de sua representante. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Também procure registrar o ocorrido na ANAC dentro do próprio aeroporto ou até 15 dias após o ocorrido. Caso tenha problemas em realizar os registros citados procure fazer um BO (Boletim de Ocorrência Policial).

Se for localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.

Nos casos de extravio de bagagem, o passageiro terá direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio. Vale lembrar que as empresas aéreas são responsáveis por definir a forma e os limites diários de ressarcimento. A empresa aérea deverá efetuar este pagamento no prazo de 7 dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.

Você pode optar por declarar o valor de seus pertences em um formulário fornecido pela companhia, porém fique atento pois cada companhia possui um critério próprio para a declaração e podem até cobrar uma taxa para que o registro seja efetivado.

Bagagem avariada ou violada

Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Furto de bagagem

Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

FIQUE ATENTO

• Guarde todos os comprovantes de despacho de bagagem;

• Fotografe a bagagem sobre a esteira no momento do despacho;

• Em caso de avaria ou violação, fotografe as bagagens assim que notar o incidente;

• Guarde todos os comprovantes de despesas que forem realizadas durante o período em que a mala esteve perdida;

• Guarde os cupons fiscais de produtos comprados durante a viagem na bagagem de mão, assim será mais fácil comprovar o valor dos itens extraviados;

Confira também algumas dicas para diminuir a possibilidade de passar por algum transtorno dessa natureza novamente:

• Compre passagens com conexôes pela mesma companhia aérea (ou que façam parte da mesma aliança), assim a logistica de transporte da bagagem será simplificada;

• Compre passagens com tempo de conexão maior que 1 hora em voos nacionais e 2 horas em voos internacionais, pois esse tempo é suficiente para a sua mala ser transferida de avião corretamente;

• Procure diferenciar a sua bagagem das demais, pois passageiros mais distraídos podem levá-la por engano. Também procure identificá-la com informações úteis, assim você poderá ser contactado caso seja necessário;

• Procure despachar a bagagem com antecedência, sobretudo em aeroportos maiores. Assim a equipe de logistica terá tempo suficiente para transportá-la até a aeronave;

• Lembre-se de remover etiquetas antigas e conferir a nova durante o momento do despacho;

• Leve alguns itens de primeira necessidade na bagagem de mão, eles podem amenizar o seu desconforto durante o período em que estiver sem a bagagem;

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